Antes de sabermos se a progressiva de chuveiro alisa mesmo o cabelo, é importante saber quais os processos que fazem com que um cabelo crespo ou cacheado se torne liso.
O que determina a estrutura do cabelo que um bebê irá ter é a quantidade de um elemento chamado dissulfeto, formado por átomos de enxofre, existente nos fios. Quanto mais dissulfeto, mais crespo o cabelo será, e é aí que os alisantes de cabelo irão agir.
Para mudar a estrutura do cabelo crespo ou cacheado, será preciso fazer com que os átomos de enxofre da ponte de dissulfeto se soltem ao máximo, a fim de obter um fio liso, e os compostos químicos capazes de fazer isso, e mais comumente usados são 3: o hidróxido de sódio (soda cáustica), a guanidina e o tioglicolato de amônia.
A soda cáustica produz o maior alisamento dos cabelos crespos, porém entre outros acidentes pode causar a queimadura do couro cabeludo, enquanto que os outros dois torna os fios quebradiços, não aceitando nenhuma outra química nos cabelos, como tingimento ou descoloração.
Após muitas pesquisas, a indústria de cosméticos encontrou uma solução paliativa para quem quer ter seus cabelos lisos, mas sem os riscos de danos a saúde física e dos cabelos, ou seja, sem o famigerado Formol, produto químico causador de câncer, e que tem seu uso proibido.
Trata-se da progressiva de chuveiro, que promete um alisamento temporário através do realinhamento dos fios, e que ainda regenera os cabelos com uma hidratação profunda, diminuindo o volume, dando um brilho intenso e eliminando o frizz
O que é progressiva de chuveiro?
A progressiva de chuveiro é um produto que traz em sua formulação substâncias naturais, com total ausência de produtos químicos como o Formol, e que em contato com o calor do secador ou prancha permite um alisamento temporário dos cabelos, promovendo um realinhamento dos fios, maior hidratação, redução do volume, brilho e balanço natural dos cabelos, e sem aquele frizz tão indesejável.
Os alisantes de cabelo existentes no mercado, sem exceção, agem modificando a estrutura interna dos fios, fazendo com que seja retirados os elementos que dão a forma encaracolada. Mas esta ação interna também faz com que seja retirada a água e a gordura que são necessárias para a força e hidratação dos cabelos, o que os torna fracos, opacos e quebradiços.
A progressiva de chuveiro não age na estrutura interna do cabelo como os demais alisantes,e por se tratar de uma máscara cosmética ela é totalmente compatível com produtos químicos tais como tinturas, descolorações e escova progressiva, sem o risco de causar danos aos fios, aumentando inclusive a vida útil de outros alisamentos..
Progressiva de chuveiro faz mal?
A progressiva de chuveiro não faz mal à saúde do corpo e nem dos cabelos.
Todas as diversas marcas que estão sendo oferecidas hoje em dia no mercado, não contém em sua formulação substâncias químicas, como o Formol por exemplo, porém algumas marcas pedem que se faça um teste de mechas antes da sua utilização.
Trata-se de um cosmético para cabelos de efeito temporário, podendo-se dizer que é uma maquiagem para os fios, já que não modifica sua estrutura interna, apenas dando um efeito liso. Desta forma, a progressiva de chuveiro não agride os fios, nem intoxica o organismo, não havendo qualquer contra-indicação.
Progressiva de chuveiro como fazer?
Além de ser um produto seguro a progressiva de chuveiro é muito prática de ser aplicada, necessitando de apenas 4 passos:
- A cabeça deve ser lavados de 2 a 3 vezes, dependendo do estado dos cabelos, com o shampoo de sua preferência (não é necessário que seja um shampoo anti-resíduos). Após a lavagem, os cabelos deverão ser secos com uma toalha, apenas para retirar o excesso de água.
- Aplicar a progressiva de chuveiro nos cabelos da raiz às pontas e deixar agir no tempo determinado pelo fabricante.
- Após o tempo de pausa, enxaguar bem o cabelo, retirando todo o produto, e passar um condicionador de sua preferência.
- E por último, para adquirir o efeito liso desejado, finalizar com o secador de cabelos. A progressiva de chuveiro necessita de calor para que aconteça a reação cosmética e o realinhamento dos fios. Dependendo do tipo de cabelo, liso, cacheado ou crespo, poderá ser utilizado a escova ou a prancha.
Quantas vezes posso usar progressiva de chuveiro?
A progressiva de chuveiro é um cosmético livre de Formol, uma máscara que age através de substâncias naturais, com a proposta de alisar temporariamente através do realinhamento dos fios, proteger, hidratar, reduzir o volume, dar brilho e tirar o frizz do cabelo.
Pode ser usada quantas vezes quiser, inclusive nos cabelos quimicamente tratados, seja para prolongar a vida de uma escova progressiva existente no cabelo ou para recuperar a hidratação perdida e selar os fios dos cabelos tingidos ou descoloridos.
Como o efeito de uma progressiva de chuveiro é temporário, durando de 2 a 3 semanas ou em torno de 4 a 5 lavagens do cabelo, dependendo do produto, ela pode ser utilizada sempre que for necessária para que os cabelos lisos permaneçam assim por mais tempo.
Progressiva de chuveiro onde comprar?
Existem várias marcas de progressiva de chuveiro, com embalagens de maior ou menor conteúdo, e preço maior ou menor de acordo com sua formulação e de acordo com fabricantes cujas marcas sejam mais ou menos conhecidas do público consumidor.
Lembrando sempre que a progressiva boa e barata é aquela que cumpre o que promete, ou seja, um efeito liso, um realinhamento dos fios dando leveza aos cabelos, hidratando, diminuindo o volume, retirando o frizz e dando um brilho intenso aos cabelos.
O preço de uma progressiva de chuveiro deve ser sempre estimado numa relação custo benefício.