Tão logo as mulheres se descobrem grávidas suas emoções começam a mudar, são momentos de realização e satisfação repletos de alegria, principalmente quando é uma gravidez planejada.
Por outro lado, as alterações hormonais que seu corpo sofre, trazem emoções nem sempre positivas, e seu humor se altera na mesma medida em que seu corpo se transforma.
Nervos à flor da pele, irritação constante, enjoos, mudanças na pele, nos cabelos, tudo isso são fatores que desencadeiam uma chacoalhada em sua autoestima. E normalmente, quando as mulheres sentem sua autoestima baixa, a primeira coisa que lhes traz insatisfação é o cabelo.
E a grande preocupação da gestante é se ela pode continuar usando os produtos que está acostumada a utilizar nos cuidados com seus cabelos. Os shampoos, tinturas, sprays de fixação, descolorantes, alisantes, progressivas de chuveiro, etc, passam a ser objetos de questionamento por parte da mulher grávida, num constante estado de preocupação com seu bebê em formação, principalmente porque no primeiro trimestre da gravidez as interações químicas através de medicamentos ou de cosméticos podem levar a malformação do feto.
O formol, substância que teve seu uso proibido pela Anvisa por ser cancerígeno, está presente na escova progressiva, mesmo que seja numa proporção pequena. Outros alisantes também possuem uma química muito forte, tendo por isso seu uso descartado pelos médicos durante a gravidez. Por essa razão, as progressivas de chuveiro são oferecidas como um paliativo, já que não prometem um alisamento definitivo e sim um efeito liso temporário dos cabelos, além de um embelezamento significativo através de hidratação e brilho intensos.
Progressiva de chuveiro faz mal?
A maioria dos produtos conhecidos como progressiva de chuveiro alegam não possuir formol em sua composição química, e que as demais substâncias são naturais, portanto, não fazem mal à saúde e nem agridem os cabelos. A maioria afirma não possuir cheiro forte e nem liberam gases durante sua aplicação.
Trata-se de um cosmético para cabelos de efeito temporário, uma máscara, podendo-se dizer que é uma maquiagem para os fios, já que não modifica sua estrutura interna, apenas dando um efeito liso. Desta forma, a progressiva de chuveiro não agride os fios, nem intoxica o organismo, não havendo qualquer contra-indicação.
Entretanto, é recomendado mostrar ao ginecologista a composição química do produto que a grávida queira fazer uso, para que com sua permissão, não haja nenhuma preocupação em relação a sua saúde e a do bebê que está gestando.
Progressiva de chuveiro como fazer?
É muito fácil a aplicação da progressiva de chuveiro, e muito prática também.
Todos os diversos produtos que o mercado oferece hoje em dia vem com instruções detalhadas de uso e de tempo de ação, para cada tipo de cabelo.
Mas é recomendado o teste de mecha, principalmente no caso da gestante, já que é comum no período de gravidez o desenvolvimento de algum tipo de alergia a perfumes ou substâncias.
Mas, basicamente, os passos para todos as progressivas de chuveiro são:
- Lavar bem os cabelos, de 2 a 3 vezes com um shampoo de preferência, aplicando uma toalha ou batendo o secador apenas para retirar o excesso de umidade.
- Aplicar o produto da raiz às pontas, separando por mechas, e aguardar o tempo de pausa indicado pelo fabricante.
- Após o tempo de pausa, enxaguar os cabelos até a retirada total do produto, em seguida aplicar o condicionador de costume.
- Utilizar o secador para que o calor complete a ação do produto. Pode secar simplesmente batendo o secador com a ajuda das mãos, ou fazer uma escova, ou ainda finalizar com chapinha. Vai depender sempre do efeito que for desejado nos cabelos.
Progressiva de chuveiro hidrata?
A progressiva de chuveiro não contém formol, que como sabemos é um agente químico que, além de ser altamente cancerígeno, altera a estrutura interna do cabelo, retirando os elementos que mantém os fios saudáveis e hidratados, tornando-os finos, frágeis e quebradiços.
As substâncias naturais das diversas progressivas de chuveiro prometem repor a umidade dos fios, mesmos nos mais frágeis e danificados, devolvendo a hidratação perdida pelas ações químicas anteriores, reconstruindo as fibras capilares e selando as cutículas.
Os diversos testemunhos de pessoas que fizeram os testes das diversas marcas, atestam através de demonstração, que após a utilização do produto os cabelos se tornam muito mais hidratados, sedosos, e brilhantes.
Além de não danificar os cabelos, a progressiva de chuveiro funciona como uma proteção aos elementos externos como vento, sol e chuva.
Progressiva de chuveiro onde comprar?
Existem várias marcas de progressiva de chuveiro, com embalagens de maior ou menor conteúdo, e preço maior ou menor de acordo com sua formulação e de acordo com fabricantes cujas marcas sejam mais ou menos conhecidas do público consumidor.
Lembrando sempre que a progressiva boa e barata é aquela que cumpre o que promete, ou seja, um efeito liso, um realinhamento dos fios dando leveza aos cabelos, hidratando, diminuindo o volume, retirando o frizz e dando um brilho intenso aos cabelos.
O preço de uma progressiva de chuveiro deve ser sempre estimado numa relação custo benefício.