Os cabelos são conhecidos como a moldura do rosto, e para as mulheres essa moldura tem uma importância fundamental em seu conceito de beleza, por isso lhe dispensam muita atenção e cuidados
A constituição do cabelo é determinada pela genética, pela herança familiar, mas pode ter sua estrutura interna modificada por processos químicos, que transformam um cabelo liso em crespo, um crespo em liso, um preto em louro, e assim por diante.
Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.
Para atender as mulheres de cabelos crespos, desejosas de mudar a estrutura dos seus cabelos, a indústria desenvolveu produtos que promovem uma reação química na queratina do cabelo, separando as ligações de enxofre existentes nos fios crescidos. Estes produtos químicos que produzem essa alteração definitiva nos cabelos crespos crescidos são a soda cáustica, a guanidina, tioglicolato de amônia e o formol
O cabelo crespo é mais frágil do que o cabelo liso, porque ao contrário deste, a queratina existente na estrutura interna do fio não é distribuída uniformemente ao redor dele, sendo acumulada mais num lado do que do outro. Essa distribuição irregular da queratina tornam os fios crespos mais frágeis e desprotegidos, exigindo um cuidado maior no tratamento.
Por causa dessa estrutura mais frágil, é preciso um cuidado maior na aplicação de qualquer produto químico que possa causar uma agressão aos cabelos, causando danos irreversíveis ao fio
Progressiva de chuveiro tem formol?
A progressiva de chuveiro é um produto formado a partir de substâncias naturais, sem nenhum dos componentes químicos que alteram a estrutura interna do cabelo, tais como a soda cáustica, a guanidina, o amônia e, principalmente, o formol.
Todos estes produtos químicos agridem o cabelo crespo através da alteração da estrutura interna do fio, retirando dele a água e a gordura tão necessárias para a força e hidratação dos cabelos, tornando-os fracos, opacos e quebradiços. Além disso, o formol é um agente causador de câncer, motivo pelo qual encontra-se proibido pela Anvisa.
Por essa razão, a progressiva de chuveiro é um produto que pode ser usado nos cabelos crespos sem os riscos de danos, pois hidrata e protege os fios, preparando-os para o uso da chapinha.
Progressiva de chuveiro estraga o cabelo?
Como vimos anteriormente, os cabelos crespos tem uma estrutura naturalmente mais frágil e requer um cuidado maior, mais atenção e delicadeza na hora de cuidar dele.
A progressiva de chuveiro, por não possuir formol nem outras substâncias químicas que agridem os cabelos, não tem efeito danoso sobre os fios, não estragando de forma nenhuma o cabelo, pelo contrário, ela auxiliar no controle dos danos ocasionados pelo uso de agentes químicos, ou pelos fatores externos, como o sol.
Mesmo nos cabelos crespos que já possuem um alisamento, a progressiva de chuveiro pode ser utilizada não só na parte crescida como em toda a extensão do cabelo, pois além de um alisamento temporário o produto promove uma hidratação profunda nos fios, e tem efeito regenerador.
Progressiva de chuveiro dura quanto tempo?
Ao contrário dos alisamentos mais agressivos, a progressiva de chuveiro é um produto cujo efeito é temporário. Existem muitos produtos no mercado, mas em média a duração do efeito liso nos cabelos é de 2 a 3 semanas, ou ao redor e 3 a 4 lavagens, dependendo do fabricante e da estrutura do cabelo.
Outro fator de destaque é que a progressiva de chuveiro prolonga a durabilidade da escova progressiva nos cabelos, ajudando a diminuir o número de agressões ocasionadas pelos produtos químicos e tratando os possíveis danos decorrentes deles.
Progressiva de chuveiro como fazer?
A progressiva de chuveiro é muito fácil de aplicar.
Primeiro, os cabelos devem ser lavados de 2 a 3 vezes, com o shampoo de sua preferência, até que esteja totalmente limpo.
Em seguida, secar com uma toalha macia para a retirada do excesso da água.
Aplicar o produto da raiz às pontas, mecha por mecha, e aguardar o tempo de pausa prescrito pelo fabricante do produto.
Após a pausa enxaguar bem o cabelo, para a retirada total do produto, e aplicar o condicionador habitual.
Secar com o secador para que o calor ative as propriedades do produto, e utilizar a prancha, numa temperatura que não pode ultrapassar os 200 graus.
Progressiva de chuveiro vale a pena?
A progressiva de chuveiro é uma máscara de efeito temporário no alisamento dos fios, e que pode ser usada quantas vezes a pessoa quiser, pois também trata os cabelos através de uma hidratação profunda pela ação dos emolientes.
Para a obtenção do cabelo liso, basta seguir as indicações da embalagem, tendo o cuidado de passar a prancha na finalização e a progressiva de chuveiro funcionará perfeitamente.
Para o caso de um cabelo crespo mais definido também pode se utilizar a progressiva de chuveiro, massageando as mechas e utilizando um secador com difusor, para o realinhamento dos fios.
Isso permite que quem tem os cabelos crespos proteja melhor os seus fios e possam desfrutar de cabelos lisos, sem abrir mão dos encaracolados.
Progressiva de chuveiro onde comprar?
Existem várias marcas de progressiva de chuveiro, com embalagens de maior ou menor conteúdo, e preço maior ou menor de acordo com sua formulação e de acordo com fabricantes cujas marcas sejam mais ou menos conhecidas do público consumidor.
Lembrando sempre que a progressiva boa e barata é aquela que cumpre o que promete, ou seja, um efeito liso, um realinhamento dos fios dando leveza aos cabelos, hidratando, diminuindo o volume, retirando o frizz e dando um brilho intenso aos cabelos.
O preço de uma progressiva de chuveiro deve ser sempre estimado numa relação custo benefício.