Dizem que as mulheres não envelhecem, elas ficam loiras, porque os cabelos loiros ou com mechas tem a capacidade de esconder os fios brancos com mais facilidade. Mas grande parte das mulheres que não nasceram loiras vão ter, em algum momento da vida, o desejo de mudar a cor dos seus cabelos e experimentar algum tom de loiro, principalmente quando as celebridades sugerem que os cabelos platinados são os que estão no topo da moda.
São dois os processos para tornar o cabelo loiro: a tintura, que pode funcionar para quem tem os cabelos castanhos claros, ou a descoloração, cuja química mais agressiva, consegue transformar cabelos pretos ou com tintura, nos loiros mais radiantes.
O processo químico para se obter um loiro é mais agressivo na medida em que o tom do loiro desejado seja mais claro, pois o produto vai precisar abrir as escamas do fio e penetrar no interior da fibra capilar e retirar todos os pigmentos da cor a fim de tornar o fio mais claro. Com a retirada da cor ocorre também a retirada dos elementos que protegem os fios,podendo torná-los ressecados, porosos, quebradiços e opacos.
Por isso o cabelo loiro quimicamente tratado requer cuidados especiais para que se mantenham saudáveis e protegidos dos elementos externos que agridem o cabelo. Assim, normalmente depois de uma descoloração o normal é utilizar um tonalizante na cor desejada, ao invés de uma tintura permanente, já que a química do tonalizante é muito menos agressiva, porém não resiste a muitas lavagens, desbotando com mais facilidade.
Por este motivo, a grande preocupação das loiras quimicamente tratadas é se a progressiva de chuveiro pode ser utilizada em seus cabelos.
Progressiva de chuveiro estraga o cabelo?
As progressivas de chuveiro não estragam os cabelos, já que os produtos que o mercado oferece especificam que sua composição é livre de formol e de outros agentes químicos que são os causadores de agressão e os maiores responsáveis pela alteração da estrutura interna da fibra capilar.
Os bons produtos para progressiva de chuveiro possuem em sua fórmula substâncias naturais que agem tratando o cabelo, nutrindo e devolvendo a hidratação perdida pelas ações químicas anteriores, reconstruindo as fibras capilares e selando as cutículas. Por essa razão é que recomenda-se fazer a descoloração ou tintura antes da aplicação da progressiva de chuveiro.
de qualquer forma, é sugerido que se faça uma prova de mecha nos cabelos quimicamente tratados, para detectar possíveis reações negativas, como quebra dos fios.
Progressiva de chuveiro desbota o cabelo?
A progressiva de chuveiro não é um processo químico feito nos cabelos, já que os componentes de sua fórmula são naturais, e tem a proposta de cuidar dos cabelos, nutrindo, hidratando e alinhando os fios, dando leveza e brilho através do fechamento das cutículas.
Qualquer processo químico que o cabelo sofra, tem como consequência a abertura das cutículas das fibras capilares. As cutículas podem ficar abertas devido a escovas progressivas, colorações, descolorações, relaxamentos e até mesmo a falta de cuidado no dia a dia, o que faz com que o vento e o sol danifiquem os fios.
Desta forma, quanto mais poroso o fio mais a cor artificial escapa pelas escamas do fio, o que acontece mais facilmente com os cabelos loiros, principalmente os descoloridos, já que estes costumam ser tonalizados e não tingidos. Assim, a cada lavagem a cor vai indo embora, não sendo necessariamente por razão da progressiva de chuveiro.
Progressiva de chuveiro como fazer?
O processo de aplicação da progressiva de chuveiro é fácil e prático, tendo a duração diferente para cada produto existente no mercado, e de acordo com o tipo de cabelo. Cabelos mais lisos sugerem menos tempo de pausa do produto, enquanto os mais crespos podem exigir mais tempo na aplicação, na ação do produto e na finalização com uma prancha, a fim de se obter o efeito liso e a diminuição do volume.
De qualquer forma, os passos básicos são os mesmos para todas as progressivas de chuveiro.
- Lavar bem os cabelos, de 2 a 3 vezes com um shampoo de preferência. No caso dos cabelos loiros tingidos, ou descoloridos e tonalizados, sugere-se que não se use shampoo anti-resíduos para que não sofram a abertura das escamas do fio, fazendo com que a cor escape, deixando-os amarelados.
- Retirar o excesso de umidade com uma toalha macia ou secador.
- Aplicar o produto escova progressiva, mecha por mecha, da raiz às pontas, e deixar o tempo de pausa sempre de acordo com as instruções do fabricante.
- Enxaguar bem os cabelos para a retirada do produto e aplicar um condicionador ou leave in de sua preferência e sempre secar com um secador.
- Após secar bem com um secador o cabelo poderá ser finalizado com a chapinha, de acordo com o liso e volume desejado.
Progressiva de chuveiro onde comprar?
Existem várias marcas de progressiva de chuveiro, com embalagens de maior ou menor conteúdo, e preço maior ou menor de acordo com sua formulação e de acordo com fabricantes cujas marcas sejam mais ou menos conhecidas do público consumidor.
Lembrando sempre que a progressiva boa e barata é aquela que cumpre o que promete, ou seja, um efeito liso, um realinhamento dos fios dando leveza aos cabelos, hidratando, diminuindo o volume, retirando o frizz e dando um brilho intenso aos cabelos.
O preço de uma progressiva de chuveiro deve ser sempre estimado numa relação custo benefício.