O dread ou dreadlocks é um estilo de cabelo caracterizado por tranças geralmente longas e finas. Há algumas técnicas para deixar qualquer tipo de cabelo, liso ou crespo, com dreads de arrasar!
Curiosidades sobre o dreads
Bem antes da década de 20, os dreads já eram usados na África e Índia por povos locais para intimidar os inimigos. E há alguns artefatos do Egito Antigo com gravuras deste estilo de cabelo.
Após um tempo, na Jamaica os dreads ganharam maior popularidade devido ao movimento rastafári e Bob Marley. No hinduísmo, os dreads são conhecidos como Jata e são usados por devotos do deus Shiva.
Usamos dreadlocks por muitos motivos, alguns deles são: orgulho pela nossa etnia, motivos religiosos ou espirituais, políticos ou mesmo por motivos estéticos.
Há 4 tipos de dread, cada um se diferencia pelo estilo e os métodos de execução. São eles um:
- Dread de agulha:é o mais comum e mais usado. Pode ser feito em cabelos lisos ou crespos e é feito com a ajuda de uma agulha de crochê. Você vai usar a agulha para dar o formato cilíndrico enquanto une as mechas do cabelo.
- Dread de cera:esse era o método mais utilizado antes de aparecer o dread de agulha. Após fazer um emaranhado no cabelo em formato de rolinhos, a cera é usada para deixar os fios unidos. Não é mais o método preferido, pois dificulta a limpeza do cabelo e é necessário cortar o cabelo para retirar.
- Dread de linha ou lã:esse tipo de dread dura até 3 meses no cabelo. E feita uma base de lã ou linha, que é ajustada ao cabelo e depois contornada novamente com a lã. Podem ser usadas lãs coloridas nesse método.
- Dread removível:excelente opção para quem quer experimentar o dread antes de fazer no próprio cabelo, pois não estraga o fio. É semelhante ao dread feito de agulha e são costurados ao cabelo natural. Se for bem colocado, o cabelo não ficará à mostra e o efeito parecerá mais natural.
Passo a passo para fazer o dread de lã
Passo 1: separe o cabelo em quadrados pegue uma mecha de cabelo e faça uma trança comum.
Passo 2: pegue de quatro a cinco fios de lã com as cores de sua preferência e enrole-os envolvendo a trança até o final.
Passo 3: amarrar as pontas com elástico ou com a própria lã.
Passo 4: fazer isso por todo o cabelo.
A vantagem desse tipo de dreads feito com lã ou linha é que são temporários e pode ser retirado sem precisar cortar o cabelo, diferente do dread de agulha e de cera.
Passo a passo para fazer o dread de agulha
Passo 1: com os cabelos limpos e sem oleosidade, dividir todo o cabelo em quadrados, os dreads serão feitos com o cabelo que você separou em cada quadrado
Passo 2: desfiar os cabelos mecha por mecha, da raiz às pontas com o auxílio de um pente bem fino, embaraçando para que não deixe espaço no meio do comprimento.
Passo 3: esfregar os fios embaraçados com as duas mãos, para dar forma.
Passo 4: usando uma agulha de crochê (tamanho 0.6) começar a pegar todos os fios soltos e colocar para dentro dos fios que estão embaraçados.
Passo 5: ao chegar as pontas, tomar cuidado, as pontas geralmente ficam esticadas, então dobrar essas pontas e colocá-las para dentro dread até ficar bem arredondado.
Passo a passo para fazer dread de cera
Passo 1: aplicar a cera mecha a mecha no cabelo, e ir modelando com a palma das mãos. Esse dread tem o aspecto menos desalinhado.
Passo 2: após é só aguardar o produto secar. Pode levar até seis horas para fazer em todo o cabelo.
Passo a passo para fazer o dread removível
Passo 1: pode ser feito com cabelo humano, sintético ou lã. O dread é feito da mesma maneira que o preferido, com a diferença de que não é feito na cabeça da pessoa e sim separadamente para após ser aplicado.
Dicas de cuidados com os dreads
Eles podem sim ser lavados! Prefira xampus neutros, para evitar que se acumulem resíduos que podem levar ao mau cheiro. Você pode lavar o cabelo até 3 vezes por semana. É fundamental secar os dreads muito bem depois da lavagem, de preferência com toalha e secador.
Os dreads podem ser hidratados, misture água e um óleo natural e borrife sobre os fios apenas 1 vez, então massageie com as mãos. Pode ser feito 1 vez ao dia
Alguns dreads podem durar até 3 meses, fazendo a manutenção adequada, como:
- Lavar os dreads pela manhã para que eles tenham o resto do dia para secar bem.
- Não usar o secador muito perto do couro cabeludo durante a secagem e usar na temperatura média.
- Nunca durma com os dreads úmidos ou molhados.
- Não esfregar o couro cabeludo com força, pois pode machucar a região, e desfazer os dreads.
- É muito importante estar atento ao tempo de manutenção de cada estilo de dread!
- Não mergulhar em mar ou piscina com os dreads antes de quatro semanas após a aplicação.
- Higienizar muito bem os dreads depois de nadar.
Como lucrar sabendo fazer dreads
Como vimos, há alguns tipos de dreads e não são tão difíceis de aprender a fazer!
Use sua criatividade para se destacar, utilize as redes sociais para divulgar o seu trabalho, encontre parceiros para ajudar na divulgação. Pesquise o seu publico alvo na sua região.
Como pudemos observar existem infinitas opções para você desenvolver seu negócio. Veja qual se encaixa para você e suas necessidades. O faça você mesmo está em alta nesses últimos tempos. Aproveite esse momento para inovar.
O que você esta esperando para começar? Você já tem todas as dicas e motivos para começar a fazer dreads. Invista seu tempo, estude e obtenha o retorno financeiro. Não se esqueça de voltar aqui e contar sua experiência!
Até mais, pessoal!