A espera pela chegada de um bebê é sempre motivo de muita alegria, mas também de muito trabalho. Afinal, a lista do enxoval de bebê é longa e deixar tudo pronto para o dia do nascimento é muito importante para todas as mamães, desde as que esperam pelo primeiro bebê às mais experientes.
Montar o quarto do bebê para que fique lindo, confortável, seguro e funcional pode não parecer uma tarefa tão fácil, ainda mais quando o mercado oferece uma imensa variedade de opções. São tantos móveis lindos, berços charmosos e enfeites encantadores que fica difícil escolher.
Um dos principais erros que as pessoas cometem ao decorar o quarto do bebê é sair comprando tudo que o acha bonito, sem ter um foco. Além de gastar dinheiro de forma desnecessária, o quarto do seu bebê pode ficar destoante e poluído de tanta informação e objetos que não conversam entre si. Por isso, a primeira dica é escolher um tema e focar as compras nele. Para ficar mais fácil, listamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.
Cores ideias para quarto de bebê
Ao escolher o tema do quarto, você automaticamente estará escolhendo as cores. Se você optar por temas como selva ou natureza, por exemplo, automaticamente estará escolhendo cores como verde, laranja e marrom. O grande segredo das cores para quartos de bebês é sempre utilizar tons suaves e nunca cores vibrantes. As cores em tons mais claros ajudam a proporcionar leveza e a criar um ambiente relaxante, que possa auxiliar nos momentos de descanso da criança.
O fundo mar foi o tema escolhido para esse quarto, portanto a cor predominante é o azul. Mas repare que tanto o azul, como as cores secundárias (verde e laranja) foram escolhidas em tons suaves.
Adesivos de parede também podem ser uma ótima opção de decoração. Além de baratos, eles proporcionam mais vida e cor ao ambiente.
Se você não está pensando em um tema específico para quarto e apenas gostaria de um ambiente calmo e confortável para o bebê, as listras são uma boa ideia. Na foto, as paredes foram pintadas com branco e cinza em listras horizontais. Repare que os objetos azuis são os responsáveis por criar a sensação de um quarto de menino. Essa é uma dica coringa para quem quer começar a decoração antes de saber o sexo do bebê, se os objetos em azul forem substituídos por rosa, o quarto será ideal para uma bebê menina.
Iluminação para quarto de bebê
A iluminação para o quarto do bebê é muito importante na hora de proporcionar um ambiente aconchegante e boas horas de sono. A principal dica é utilizar iluminação indireta, colocando spots ou arandelas no forro ou gesso do teto. Além de elegante, esse tipo de iluminação causa uma maior sensação de conforto para dormir. As luminárias pendentes também podem ser uma boa opção, desde que a luz seja indireta.
Na hora de posicionar, nunca coloque luz sobre o berço ou sobre a poltrona de amamentação. O ideal é ter um abajur em locais estratégicos para usar quando necessário, mas nunca incida luz direto sobre a criança. O dimmer é uma ótima opção, pois é fácil de instalar e garante versatilidade de iluminação, já que ele regula a incidência de luz no quarto.
Repare que além das luzes embutidas no teto, a parede do berço também ganhou uma iluminação quente e indireta, dando um efeito elegante e confortável ao quarto.
Veja como os spots de luz auxiliam na decoração desse quarto.
As luminárias pendentes para quartos de bebês masculino podem seguir a decoração do quarto, como é o caso da primeira foto. Os lustres em estilos modernos e contemporâneos são os mais utilizados para quartos de meninos. Já para quartos de bebês meninas, as luminárias tradicionais sugerem um estilo princesa, harmonizando bem com os tons de rosa.
Móveis ideias para quarto de bebê
Essa é uma das etapas mais importantes da decoração do quatro do bebê. Basicamente você precisará de um berço, uma cômoda para roupas e troca de fraldas e uma poltrona para amamentação. Mas antes de ir às compras, tire as medidas do quarto e seja realista com o tamanho. Não coloque mais móveis e objetos decorativos do que cabe dentro dele, afinal você quer um quarto confortável e não entulhado.
O item mais importante é o berço. Seu filho ou filha irá dormir ali até aproximadamente os dois anos de idade, por isso, é importante que o produto seja aprovado pelo Inmetro e esteja dentro dos padrões e normas de segurança. A cômoda para trocar fraldas deve ter tamanho adequado, para que você não precise se curvar, e ter espaço suficiente para apoiar, além do bebê, a fralda, o lenço umedecido, a pomada e tudo o que for necessário para facilitar esse processo. Já a poltrona de amamentação tem que ser confortável para as mamães, algumas oferecem até sistema de balanço.
Para quem tem pouco espaço, um berço com cômoda embutida pode ser uma boa solução. Repare como o espaço é melhor aproveitado, sobrando espaço para a poltrona de amamentação.
Quem tem mais espaço pode incluir guarda-roupas maiores e um sofá-cama confortável, como a mãe queria ou precise dormir no quarto do bebê.
A melhor coisa que existe é um ambiente cheiroso!
Se tem uma coisa que todo mundo gosta é um ambiente cheiroso e manter um ambiente assim pode ser menos complicado do que parece, fizemos o curso da Elisabeth Nagel de aromatização de ambientes e não nos arrependemos, vale muito, muito a pena! A coisa mais legal é quando uma amiga te visita e ao entrar em um ambiente faz aquele comentário “nossa que cheiro bom…!” 🥰
O curso é baratinho e você vai poder criar seus próprios aromas e aromatizadores, além de deixar a casa cheirosa é um passa tempo maravilhoso, clique no botão abaixo e saiba mais.
Cortina e tapete para quarto de bebê
As cortinas e tapetes não são um item de necessidade, mas contam muito na decoração do quarto do bebê. Em locais ou épocas frias, o tapete pode ser um excelente aliado, assim como as cortinas são ótimas para bloquear o sol em períodos mais quentes.
Mas, para escolher essas peças, não basta procurar algo que combine com o restante da decoração. Você precisará se preocupar em escolher materiais que sejam fáceis de lavar e limpar. Tapetes e cortinas podem acumular muito pó e contribuir para alergias respiratórias dos bebês.
No caso dos tapetes, a limpeza costuma ser mais difícil e, dependendo do material, é necessário contratar uma empresa especializada para realizar a limpeza de forma eficaz, pelo menos uma vez por ano. Por isso os antialérgicos podem ser um bom investimento. Procure também pelos antiderrapantes ou coloque fitas antiderrapantes sob o tapete para evitar acidentes.
Com paredes lisas e de mesma cor, o tapete serve para dar cor e textura ao ambiente. Essa é uma ótima opção para quem gosta de estar sempre mudando e facilita na hora de trocar a decoração de bebê, para uma decoração de quarto de criança.
As cortinas também cumprem bem a função de decorar um ambiente com paredes lisas e de cores neutras. Combinando com o berço, a quarto de bebê ganhou mais charme e vida.