Com mais incidência durante o inverno, a bronquiolite é a infecção nos pulmões dos bebês e crianças até 2 anos, causada por vírus respiratórios, especialmente o Vírus Sincicial Respiratório, podendo também outros vírus como da influenza e parainfluenza, adenovírus, rinovírus e até mesmo de um simples resfriado, serem os responsáveis pela doença.
Os sintomas aparentes, que caracterizam a bronquiolite são febre, tosse intensa, respiração rápida, dificuldade de respirar, chiado no peito, fadiga, cianose (lábios e extremidades arroxeadas por falta de oxigênio) e, em casos mais graves, pausas respiratórias, vômitos e letargia.
Bebês menores de 1 ano, prematuros, portadores de doenças cardíacas ou pulmonares, imunodeficientes e com baixo peso fazem parte do grupo à maior propensão a ter a doença, considerados fatores de risco, por isso é preciso um cuidado extra ao deixar pessoas resfriadas próximas, já que a bronquiolite é contagiosa.
Por ser uma virose, o tratamento é sintomático e os casos leves e moderados podem ser tratados em casa, sob prescrição médica, através de inalações com soro fisiológico, controle da febre, limpeza nasal e aumentar a hidratação e manter a alimentação. Em casos mais graves e para os fatores de risco, são receitados vacinas preventivas e medicamentos broncodilatadores e corticoides.
Os óleos essenciais podem ser uma boa alternativa no tratamento de doenças respiratórias, exatamente por serem mais naturais, sem efeitos colaterais e auxiliarem a aliviar os sintomas. Mas é preciso atenção ao usar em bebês e crianças.
Como os óleos essenciais doTERRA auxiliam para bronquiolite
A aromaterapia tem efeitos terapêuticos sobre o sistema respiratório, agindo como um solvente do muco nasal e do catarro nos brônquios. Chegando até os pulmões, os óleos atuam como antitussígenos e antimicrobianos, acalmam as mucosas inflamadas, aliviam a tosse e ajudam a relaxar os músculos.
Nem todos os óleos são indicados para menores de 2 anos, no entanto, seguindo as recomendações médicas, é possível atingir os efeitos esperados e ainda promover relaxamento e interação entre os pais e o bebê.
Entre os óleos doTERRA com propriedades para ajudar no tratamento para a bronquiolite estão:
Eucalyptus: o óleo de eucalipto é o mais indicado em caso de doenças respiratórias. Para os bebês, usar o Eucalyptus radiata. É analgésico e anti-inflamatório, expectorante e mucolítico, ajudando a limpar os pulmões. Com ação fungicida, antiviral e bactericida, age reduzindo a proliferação de vírus e bactérias;
Roman Chamomile: a Camomila Romana tem efeito antipirético, direcionado para baixar a febre, além de ser sedativo, acalmando o bebê e promovendo uma noite de sono relaxante;
Melaleuca: também conhecido como Tea Tree, o óleo tem propriedades antissépticas, antibacteriana, antiviral e antifúngica. Bom para aumentar a imunidade;
Por ainda terem o sistema imunológico em formação, o uso da aromaterapia com bebês só deve ser feito sob orientação médica e de profissional especializado. A quantidade errada ou o aroma não recomendado para menores de 2 anos, pode ocasionar reações alérgicas. Peça orientação se é recomendado para bebês com menos de 3 meses e qual a melhor forma de usar.
Antes de comprar faça um curso de Aromaterapia, vale a pena!
Se tem uma coisa que eu indico fortemente é que você faça o Curso de Aromaterapia da Fabi Corrêa é baratinho e você vai se maravilhar com o que os óleos podem fazer pela sua saúde te livrando de remédios desnecessários e usando só o que a natureza te fornece, clique no botão abaixo e conheça mais.
Como usar os óleo essenciais doTERRA para bronquiolite
Como o uso de óleos essenciais em bebês é diferenciado, o tratamento interno é desaconselhado, devendo apenas ser feito a maneira tópica, com massagens e inalação, que também possuem uma forma peculiar de serem aplicadas. Na utilização em banhos, a cautela é para evitar a ingestão acidental.
– Massagem Shantala
A Shantala é a massagem de origem indiana, mais indicada, devido aos vários benefícios relaxantes para o bebê e pelo vínculo criado entre pais e filho. Dilua 1 ou 2 gotas do óleo em 2 colheres de sopa de óleo vegetal e massageie com movimentos delicados, começando pelo peito, com duração de 20 minutos.
A recomendação é que seja feito 1 hora depois da mamada e quando o bebê não estiver chorando. Realizar o teste de sensibilidade, com uma pequena quantidade na região dos pés e aguardar 24 horas. Nunca use diretamente na pele do bebê.
– Inalação
É recomendado aparelhos difusores ou aromatizantes de ambiente, colocados no quarto do bebê. Colocar 1 gota do óleo no colchão ou travesseiro. Diluir algumas gotas junto com sabonete líquido no banho, reforçando o cuidado para o bebê não ingerir a água.
Onde comprar óleos essenciais doTERRA
Os óleos podem ser comprados em farmácias de manipulação, em lojas de produtos naturais ou em sites de empresas especializadas. A doTERRA criou seu próprio certificado de pureza, o Certificado CPTG (Certified Pure Therapeutic Grade, traduzindo para o português, o Certificado de Pureza e Grau Terapêutico), uma garantia que os óleos são 100% puros, com qualidade, feitos a partir de plantas selecionadas, cultivadas e transportadas corretamente, livres de contaminantes e adulterações.
Muitos óleos no mercado são fabricados com uma carga sintética, que diluem ou alteram os componentes essenciais, comprometendo não apenas a qualidade, como a potencialidade dos benefícios, na maioria das vezes causando efeitos contrários aos esperados.
Não arrisque a saúde do seu bebê comprando produtos não certificados.
Óleos essenciais doTERRA realmente funcionam
Bebês associam muitas coisas aos cheiros, incluindo sensações. Os óleos essenciais possuem aromas que vão auxiliar a expectorar a tosse, baixar a febre e acalmar o bebê, trazendo mais tranquilidade durante a fase ruim da bronquiolite e facilitando a noite de sono.