Bursite é uma inflamação na bursa, pequena bolsa com líquido que reveste as articulações e protege os tendões, especialmente dos ombros, cotovelos, quadris e joelhos servindo como um tipo de amortecedor para reduzir o impacto e prevenir o desgaste.
Pode surgir de duas formas, inflamatória e infecciosa, e causa dor, inchaço, pele avermelhada, dificuldade de movimento, calor ao redor da área e no caso de uma infecção, pode ocorrer pus na articulação.
As causas para acontecer a bursite são uso excessivo de um determinado membro, sobrecarga, desgaste, traumas, falta de fortalecimento e doenças inflamatórias.
O tratamento envolve repouso, compressa de gelo e medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia, podendo ser necessário a aplicação de corticosteroides e drenagem através de cirurgia. Uma forma complementar e natural para aliviar e prevenir as dores e inflamações causadas pela bursite é pelo uso de óleos essenciais.
Como os óleos essenciais doTERRA auxiliam para bursite
Os óleos essenciais são substâncias químicas altamente concentradas, lipossolúveis, extraídas diretamente das plantas, com propriedades terapêuticas diversas, que interagem no organismo tratando problemas físicos e psicológicos, combatendo diversos problemas.
Possuem benefícios anti-inflamatórios, analgésicos, antivirais, antimicrobianos, calmantes, relaxantes e diminuem as sensações de nervoso e ansiedade associados a quadros de dor, como a bursite.
Abaixo, seguem alguns exemplos de óleos doTERRA, que irão auxiliar no tratamento para bursite:
Deep Blue: pode ser considerado o óleo essencial de esportistas, de quem trabalha com funções que exigem mais das articulações por longas horas e sofre com dores. Composto por um mix de propriedades aromáticas como o Ylang Ylang, Wintergreen, Cânfora, Hortelã-pimenta, Sempre Viva, Joina das Seara, Camomila Azul e Osmanthus. Tem ação relaxante, anti-inflamatória, analgésica e é refrescante ;
Rosemary: o alecrim é amplamente utilizado para estimular o cérebro, agindo nas dores musculares e das articulações, sendo um perfeito anti-inflamatório no tratamento da bursite;
Marjoram: a manjerona tem propriedades sedativas, para acalmar os ânimos, aliviar as dores recorrentes das dores articulares e a tratar a rigidez muscular;
Frankincense: o óleo essencial de olíbano é conhecido pelo efeito calmante e equilibrante, ajudando na redução do estresse e ansiedade, sendo potente anti-inflamatório e forte auxiliar no tratamento das dores;
Cilantro: o coentro tem várias propriedades terapêuticas, entre elas é ótimo antálgico, ou seja, atua no combate a dor;
A doTERRA também tem um creme de aplicação tópica Deep Blue Rub, um composto de óleos essenciais e outros ingredientes, com efeito calmante, que deixa a pele macia e não é oleoso.
Mesmo sendo substâncias naturais, os óleos precisam ser usados com cuidado, especialmente por grávidas, lactantes, crianças e idosos, sempre sob orientação de um profissional especializado.
Como a bursite também pode ser infecciosa, é preciso averiguar o real motivo para o aparecimento da inflamação e somente um médico poderá avaliar a condição e indicar o tratamento mais adequado. Nunca se automedique.
Antes de comprar faça um curso de Aromaterapia, vale a pena!
Se tem uma coisa que eu indico fortemente é que você faça o Curso de Aromaterapia da Fabi Corrêa é baratinho e você vai se maravilhar com o que os óleos podem fazer pela sua saúde te livrando de remédios desnecessários e usando só o que a natureza te fornece, clique no botão abaixo e conheça mais.
Como usar os óleo essenciais doTERRA para bursite
O tratamento de aromaterapia através dos óleos doTERRA pode ser feito de várias maneiras, de acordo com a planta da qual é extraído e sempre seguindo as orientações de um profissional e do rótulo do produto. Basicamente são duas formas de uso, tópico e interno, que podem ser feitos das seguintes maneiras:
– Massagens
Uma das formas mais indicadas para a aplicação de cremes e óleos no tratamento da dor é através de massagens. O óleo pode ser aplicado diretamente na pele, porém para peles sensíveis é indicado diluir em óleo vegetal, uma sugestão é o óleo de coco fracionado, e fazer massagens no local da dor. Faça um teste de alergia aplicando uma gota atrás da orelha;
– Inalação
Consiste em inalar os vapores dos óleos para obter os benefícios. Para isso, esfregue 2 gotas entre as mãos, leve-as até o rosto e inspire de 30 a 60 segundos. Esfregue nas têmporas e pescoço, atrás da nuca e coloque em um difusor para espalhar pelos cômodos da casa ou pingue umas gotas no travesseiro. Também existem colares difusores, ao mesmo tempo bonitos e úteis para se beneficiar das propriedades da aromaterapia no trabalho ou onde estiver;
– Diluição em água
Alguns óleo tem sua ação potencializada quando usados internamente, reforçando consultar um especialista. Diluir de 4 a 6 gotas em um copo com água ou 12 a 16 em 1 litro, destacando que o recipiente deve ser de vidro, nunca de plástico, pois os componentes do óleo podem deteriorar o plástico liberando toxinas. Tomar de duas a três vezes ao dia.
Onde comprar óleos essenciais doTERRA
Os óleos podem ser comprados em farmácias de manipulação, em lojas de produtos naturais ou em sites de empresas especializadas. A doTERRA criou seu próprio certificado de pureza, o Certificado CPTG (Certified Pure Therapeutic Grade, traduzindo para o português, o Certificado de Pureza e Grau Terapêutico), uma garantia que os óleos são 100% puros, com qualidade, feitos a partir de plantas selecionadas, cultivadas e transportadas corretamente, livres de contaminantes e adulterações.
Muitos óleos no mercado são fabricados com uma carga sintética, que diluem ou alteram os componentes essenciais, comprometendo não apenas a qualidade, como a potencialidade dos benefícios, na maioria das vezes causando efeitos contrários aos esperados.
Óleos essenciais doTERRA realmente funcionam
Os óleos essenciais têm se mostrado tão eficazes no tratamento da dor, que já foram reconhecidos e regulamentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alternativas medicinais.
O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde a aromaterapia, confirmando ser uma técnica que contribui “agregando benefícios ao paciente (…), quando analisada às grandes vantagens que ela pode proporcionar”, conforme escrito na Portaria n° 702, de 21 de março de 2018.