Uns pontinhos brancos, como flocos de neve, espalhados pelos fios e caídos nos ombros. O couro cabeludo coçando, vermelho e descamando. Quem tem caspa, sabe muito bem o que é essa situação incômoda e, por vezes, constrangedora, que acomete homens e mulheres.
A caspa acontece por vários fatores, como lavar o cabelo com água muito quente, uso excessivo de produtos químicos e secador, colocar bonés ou dormir com cabelos úmidos, ressecamento do couro cabeludo, fungos, disfunção hormonal, alimentação com muita gordura e açúcar, dermatite seborreica e estresse emocional.
O problema não tem cura, porém existem meios para controlar a descamação e minimizar através de shampoos que contenham substâncias como o alcatrão, sulfato de selênio, ácido salicílico, ciclopirox e cetoconazol.
Uma forma natural de tratamento é através de óleos essenciais. Quer saber como eles podem ajudar? Então continue lendo e conheça alguns deles.
Como os óleos essenciais doTERRA auxiliam para caspa
Os óleos essenciais são formulados com componentes químicos capazes de tratar os mais diversos males. Para amenizar o aparecimento da caspa, as propriedades terapêuticas agem controlando a descamação, regulando a oleosidade, acalmando o estresse, principalmente por serem antissépticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacterianas e por seu aroma chegar até o sistema límbico, responsável pelas emoções, aliviando os momentos de tensão.
Abaixo, seguem alguns exemplos de óleos doTERRA que podem ser usados para diminuir o incômodo da caspa e ainda deixar os cabelos sedosos e a mente mais tranquila:
Camomila Romana: a camomila é muito usada em produtos cosméticos, por muitas propriedades. Por ser anti-inflamatório e antibacteriano, é indicado para aliviar a coceira, tratar a casca e deixar os cabelos revigorados. Além disso, tem efeito calmante sobre o corpo;
Cedarwood: o cedro vai tratar o couro cabeludo ajudando a reduzir a caspa, as escamações e vai combater as infecções capilares. Promove sensações de bem-estar e vitalidade;
Melaleuca (tea tree): o óleo de melaleuca ajuda no tratamento da caspa, com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, alivia a irritação do couro cabeludo e a reduzir a descamação;
Lemongrass: o capim limão é adstringente, antibacteriano, antifúngico, auxiliando a tratar as infecções capilares, como a dermatite seborreica e regula a oleosidade;
Lavender: o óleo essencial de lavanda tem propriedades antimicrobianas, acalma o couro cabeludo, alivia inflamações e vai ajudar em situações de estresse, por ser calmante e relaxante.
Outros óleos indicados para o tratamento da caspa e suas causas são o alecrim, limão, hortelã-pimenta, eucalipto, manjerona, sálvia esclareia, Ylang Ylang.
Mesmo sendo naturais, os óleos podem ter efeitos inesperados quando usados sem recomendação de um especialista. Grávidas, mulheres amamentando e idosos, só devem tomar após consulta.
Antes de comprar faça um curso de Aromaterapia, vale a pena!
Se tem uma coisa que eu indico fortemente é que você faça o Curso de Aromaterapia da Fabi Corrêa é baratinho e você vai se maravilhar com o que os óleos podem fazer pela sua saúde te livrando de remédios desnecessários e usando só o que a natureza te fornece, clique no botão abaixo e conheça mais.
Como usar os óleo essenciais doTERRA para caspa
O tratamento de aromaterapia através dos óleos doTERRA pode ser feito de várias maneiras, de acordo com a planta da qual é extraído e sempre seguindo as orientações de um profissional e do rótulo do produto. Basicamente são duas formas de uso, tópico e interno, que podem ser feitos das seguintes maneiras:
– Diluído no shampoo
Para cada 100ml de shampoo neutro, colocar 20 gotas de óleo essencial. É recomendado colocar essa mistura em uma embalagem escura de vidro, já que os óleos essenciais têm componentes que podem derreter as embalagens de plástico comuns aos shampoos;
– Massagem capilar
Diluir 3 gotas de óleo essencial em 10ml de óleo vegetal, passar a mistura no cabelo, massagear e deixar agir por 1 hora. Lavar o cabelo com shampoo e condicionador normalmente;
– Máscara capilar
Coloque 5 gotas de óleo essencial à máscara capilar e passe no cabelo, deixando agir conforme indicação do fabricante da marca, enxague os cabelos;
– Inalação
Momentos de estresse podem causar caspa, a inalação dos óleos pode ajudar a aliviar esse momento. Para isso, esfregue 2 gotas entre as mãos, leve-as até o rosto e inspire de 30 a 60 segundos. Esfregue nas têmporas e pescoço, coloque em um difusor para espalhar pelos cômodos da casa ou pingue umas gotas no travesseiro;
– Diluição em água
Alguns óleo tem sua ação potencializada quando usados internamente, reforçando consultar um especialista. Diluir de 4 a 6 gotas em um copo com água ou 12 a 16 em 1 litro, destacando que o recipiente deve ser de vidro, nunca de plástico, pois os componentes do óleo podem deteriorar o plástico liberando toxinas. Tomar de duas a três vezes ao dia.
Óleos essenciais doTERRA realmente funcionam
Viver sem caspa pode ser possível. Acalmar o estresse, que é uma das causas da caspa, é igualmente provável. Deixar os cabelos livres da oleosidade e bem tratados, será uma consequência do tratamento natural e complementar dos óleos essenciais.