A enxaqueca é muito confundida com a dor de cabeça. Ambas são consideradas um tipo de cefaleia, porém a enxaqueca se apresenta com maior intensidade, em um ou nos dois lados da cabeça, e está associada a outros sintomas, como a sensibilidade à luz, sons e cheiros, náuseas e vômitos e dura de 3 horas a 3 dias, ininterruptamente.
O tratamento inicial é feito com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, direcionados apenas no combate da dor. Como a enxaqueca está associada a muitas causas, é mais difícil definir com exatidão o porquê ela acontece, qual problema desencadeou a dor e como tratar adequadamente.
Quando esses não surtem efeito, são introduzidos os triptanos e ergotamina, que têm como efeito colateral náuseas, tonturas e fraqueza muscular, além do efeito hepatotóxico, sobrecarregando o fígado e até mesmo piorando a dor.
A aromaterapia, com óleos essenciais, se mostrou uma alternativa complementar natural para a enxaqueca e possui muitas outras propriedades benéficas ao organismo e à mente, sem efeitos colaterais nocivos.
Como os óleos essenciais doTERRA auxiliam para enxaqueca
Os óleos essenciais são substâncias que atuam diretamente no sistema límbico, uma região constituída de neurônios e estruturas cerebrais relacionadas às emoções, comportamentos e a algumas respostas homeostáticas, que garantem o equilíbrio funcional do organismo.
A atuação dos óleos influencia não apenas para reduzir a dor, como trata as outras causas da enxaqueca como insônia, estresse, ansiedade, fatores hormonais, má digestão e até mesmo a depressão.
Para ajudar, conheça alguns aromas doTERRA com propriedades analgésicas para aliviar a enxaqueca:
Peppermint: o óleo de hortelã-pimenta tem efeito analgésico e vasoconstritor, diminuindo a dor, alivia a tensão, melhora a circulação sanguínea, é digestivo, acalma náuseas e vômitos;
Lavender: a lavanda alivia a mente, reduz o estresse, relaxa, regula a serotonina e promove uma noite de sono tranquila;
Rosemary: o alecrim é analgésico e anti-inflamatório, estimula a circulação sanguínea, ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, relaxa os nervos e acalma o estresse;
Gerânio: uma das causas da enxaqueca tem relação às mudanças hormonais femininas, que ocorrem durante a TPM e a menstruação. O óleo de gerânio regula os níveis de estrogênio no corpo;
Ginger: o óleo de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias aliviando a enxaqueca, reduz os estados de ansiedade, depressão e fadiga, ajuda na digestão;
Como a enxaqueca é o resultado de diversos fatores, é muito importante consultar um médico para avaliar as causas da dor e tratar a partir da raiz. Conforme o caso, será receitado uma sinergia de aromas, para um tratamento completo.
Mesmo sendo naturais, os óleos essenciais são muito concentrados e o uso errado pode ocasionar reações alérgicas e efeitos contrários ao esperado. Sempre use sob orientação de um profissional especializado. Grávidas, lactantes, crianças e idosos só devem usar também após consulta médica.
Antes de comprar faça um curso de Aromaterapia, vale a pena!
Se tem uma coisa que eu indico fortemente é que você faça o Curso de Aromaterapia da Fabi Corrêa é baratinho e você vai se maravilhar com o que os óleos podem fazer pela sua saúde te livrando de remédios desnecessários e usando só o que a natureza te fornece, clique no botão abaixo e conheça mais.
Como usar os óleo essenciais doTERRA para enxaqueca
O tratamento de aromaterapia através dos óleos doTERRA pode ser feito de várias maneiras, de acordo com a planta da qual é extraído e sempre seguindo as orientações de um profissional e do rótulo do produto. Basicamente são duas formas de uso, tópico e interno, que podem ser feitos das seguintes maneiras:
– Inalação
Consiste em inalar os vapores dos óleos para obter os benefícios. Para isso, esfregue 2 gotas entre as mãos, leve-as até o rosto e inspire de 30 a 60 segundos. Esfregue nas têmporas e pescoço, coloque em um difusor para espalhar pelos cômodos da casa ou pingue umas gotas no travesseiro;
– Massagens
O óleo pode ser aplicado direto na pele, porém para peles sensíveis é indicado diluir em óleo vegetal, uma sugestão é o óleo de coco fracionado, e fazer suaves massagens nos braços, pernas, costas, peito, sola dos pés e na região da testa e das têmporas;
– Diluição em água
Alguns óleos têm sua ação potencializada quando usados internamente, reforçando consultar um especialista. Diluir de 4 a 6 gotas em um copo com água ou 12 a 16 em 1 litro, destacando que o recipiente deve ser de vidro, nunca de plástico, pois os componentes do óleo podem deteriorar o plástico liberando toxinas. Tomar de duas a três vezes ao dia.
Óleos essenciais doTERRA realmente funcionam
Os óleos essenciais são usados há muito tempo, por povos antigos, como os chineses, para tratar os mais diversos problemas de saúde, incluindo a enxaqueca e demais males relacionados à ela.
Essa sabedoria milenar vem sendo descoberta pela ciência e aprovada como sendo eficiente na terapia complementar, e muitas vezes, única para aliviar as dores e incômodos.
Consulte seu médico e um profissional e viva melhor com os óleos essenciais.