Entre as peças de roupas fundamentais para compor nosso guarda-roupa, está a camiseta! Possui muitas possibilidades de composição, desde looks básicos, até os mais fashions.
É fato que há uma grande diversidade quando o assunto são as camisetas: são T-shirts com diversos tamanhos, estampas e materiais para todos os gostos. Qual o seu tipo preferido?
Curiosidades sobre a camiseta
Na antiguidade, a camiseta era usada como roupa íntima. Usadas por baixo das vestimentas dos soldados romanos, as chamadas camisias, eram brancas, feitas de puro linho e serviam para proteger o corpo da transpiração.
No século IV, elas continuaram a ser usadas por baixo das peças, mas principalmente pelos reis e pela nobreza.
Com a Revolução Industrial, iniciada no século 18, se iniciou a popularização do uso da camiseta, pois foram inventadas máquinas para a produção de malhas e cortes de camisetas, principalmente de algodão.
No Brasil a industrialização têxtil só ocorreu a partir da metade do século 19.
Até o começo do século 20, a camiseta, ainda continuava restrita à Europa, passou a ser utilizada como roupa de baixo para proteger os homens da transpiração e do frio, mas também começou a ser usada em outros trabalhos braçais, como na agricultura.
Na primeira guerra mundial, os soldados europeus usavam as camisetas por baixo dos uniformes. Os americanos vendo essa roupa tão confortável levaram o modelo para os Estados Unidos e nesse período devido ao design em formato de T, ficou conhecida como T-shirt, em inglês.
Na segunda guerra mundial, continua sendo usada como roupa de baixo e passa a fazer parte do uniforme da Marinha e do Exército Americano.
Em 1948, quando o candidato à presidência dos Estados Unidos, Thomas E. Dewey usa dizeres políticos estampados em camisetas, sendo a primeira vez na história a ter esse objetivo, de propaganda política.
A partir daí, foi usada por atores famosos, na década de 50, na década de 60 as camisetas passam a trazer mensagens pacifistas e passa a ser unissex.
Usadas tanto como meio de expressão, quanto como suporte para propaganda, a moda leva as grandes grifes a produzirem camisetas que são usadas como meio de ostentação.
A camiseta passa a ser usada por qualquer segmento da sociedade, sem necessariamente ter comprometimento com causas, ideologias ou faixa etária.
Atualmente é uma peça de roupa democrática, agrada a todos os gostos, desde as campanhas políticas à estampa de filmes, grupos musicais preferidos, etc.
Costurando camiseta passo a passo
Para costurar uma camiseta você vai precisar de:
- Agulha ponta bola (se for costurar na máquina doméstica)
- Máquina doméstica ou overloque
- Tecido de malha 1 mt (ou outro de sua preferência)
Você pode pegar o molde na internet ou usar outra camiseta para fazer o molde sobre o tecido.
Passo 1: com o molde é só posicionar e cortar, caso esteja usando uma camiseta, posicione a camiseta dobrada ao meio sobre o tecido dobrado e marque todas as costuras, para delimitar onde será cortado cada parte da camiseta. Você pode colocar uma folha de papel grande, com um papelão grosso por baixo, e então você pode marcar as costuras, onde serão cortadas, colocando alfinetes, fazendo furos no papelão.
Passo 2: após colocar alfinetes e marcar toda a volta da camiseta (caso esteja usando como modelo), levante a peça e risque onde estiverem os buracos que contornam a costura da manga e da gola.
Passo 3: agora coloque o molde sobre o tecido para fazer a parte de trás da camiseta. A parte de trás tem o decote mais alto, pode deixar uns 4 ou 5 cm a mais.
Passo 4: trace o molde das mangas e recorte deixando margem de costura em todas peças. Para o acabamento da gola você pode usar o próprio tecido ou usar um pedaço de ribana. Meça a gola e recorte o tecido que irá usar.
Passo 5: inicie costurando pelos ombros (na máquina doméstica use o ponto zigue zague, e se quiser pode passar pesponto sobre o lado direito do tecido). No overloque é só passar a costura.
Passo 6: depois de costurar os ombros, posicione o tecido que será a gola (próprio tecido ou ribana), alfinete e depois costure com ponto zigue- zague ou no overloque. Pode passar um pesponto no lado direito da gola para dar um acabamento, (se usou máquina doméstica) se preferir.
Passo 7: posicione a manga, alfinete e costure, uma de cada vez, pelo lado avesso do tecido. Passe um zigue-zague para dar o acabamento na barra da manga. Após, costure as laterais da camiseta.
Passo 8: dobre a barra da camiseta e passe pesponto ou se tiver overloque, passe –o. Pronto, agora é só usar a sua camiseta nova!
Estes vídeos podem te ajudar:
Como lucrar sabendo costurar camiseta
Costurar requer prática e muito treino, mas, se bem feito, pode render muito mais do que só dinheiro. A realização profissional é o que todos nós buscamos.
Para quem tem facilidade com trabalhos manuais e sempre se interessou pela possibilidade de costurar existe um nicho que está em crescimento, e se você tiver já alguma habilidade com a costura você pode oferecer personalização individual.
O que está esperando? Comece a praticar, e logo estará fabricando lindas camisetas, de vários modelos para você, sua família e até para uma renda extra.
Aproveite as dicas, e nos conte aqui nos comentários como ficou a sua primeira camiseta e como foi à experiência de costurar para você mesma ou para presentear alguém.
A criatividade está dentro de você, e lembre-se que a prática leva a perfeição.
Até a próxima!