Uma coisa que sempre está na moda, devido o seu caráter atemporal e sofisticado é o couro. Seja sintético ou verdadeiro é um material amado por muitos.
Independente da peça que for, como saias, jaquetas, calças ou vestidos, sempre passa uma imagem marcante, agregando atitude ao look, trazendo a sensação de poder e de ousadia.
Curiosidades sobre o couro
O couro é usado desde os tempos pré-históricos, para proteger o corpo do frio, do sol e de condições climáticas extremas. As primeiras evidências do uso de couro curtido são do Egito Antigo, 3000 a.C. Foram encontradas sandálias de couro e outros produtos feitos de couro animal e o bom estado delas deixa evidente que já possuíam a técnica de curtir o couro há muitos séculos atrás.
Com o passar dos anos, o couro foi ganhando espaço e destaque na moda e isso também ajudou para que o processo de tratamento da pele ficasse mais aprimorado, trazendo uma variedade de acabamentos e cores.
Foram os sapatos os primeiros itens de vestuário a incorporar o material em sua composição. As técnicas foram sendo aprimoradas para que o couro pudesse ser usado na confecção de roupas.
O uso do couro vem se modernizando e ganhando novas roupagens, com o uso do couro ecológico e do couro ou tecido sintético.
Costurando couro passo a passo
Para costurar couro você vai precisar de:
- Máquina de costura
- Couro
- Agulha ponta facetada nº 11 a 18
- Calcador de silicone (caso não tenha, poderá usar silicone industrial para auxiliar na costura)
- Linha sintética de náilon ou poliester
Independente da peça que for costurar, o couro natural ou sintético pode ser costurado na máquina comum, sendo necessárias a agulha e linha indicadas.
Passo 1: troque o calcador da máquina pelo calcador de silicone. O couro tende a prender na máquina e isso irá deformar a costura. Caso não tenha o calcador de silicone, você pode usar silicone industrial, você irá passar uma pequena quantidade sobre a peça, no local que será costurado, na parte da frente e na parte de trás do couro, isso fará com que a peça deslize na máquina.
Passo 2: você pode usar máquina comum ou overloque, de acordo com a peça que for costurar.
Estes vídeos podem te ajudar:
Dicas de cuidado de como costurar ou cuidar de roupas de couro
Para costurar couro ou couro sintético é necessária agulha especial, de ponta facetada e calcador de silicone ou silicone industrial, a fim de que o couro não fique preso na máquina e acabe danificando o tecido.
Se as roupas não forem utilizadas o ano todo, o melhor é retirá-las do guarda-roupa e deixar tomar um ar em local fresco, arejado e na sombra. Nunca guarde peças de couro úmidas, elas emboloram. Deixe secar bem e depois as guarde.
Para evitar a aparência esfarelada do couro, hidrate a peça com glicerina ou produto especial para couros.
E para limpar utilize somente pano úmido, quase seco. Não use produto químico! Isso também vale para o couro sintético.
Como lucrar sabendo costurar roupas de couro
Costurar requer prática e muito treino, mas, se bem feito, pode render muito mais do que só dinheiro. A realização profissional é o que todos nós buscamos.
Para quem tem facilidade com trabalhos manuais, sempre se interessou pela possibilidade de costurar existe um nicho que está em crescimento e se você tiver já alguma habilidade com a costura você pode oferecer personalização individual.
Nunca passe um valor fechado, diga sempre que fará um orçamento e passe o seu valor.
O que está esperando? Comece a praticar, e logo estará costurando lindas roupas de couro para você, sua família e até como uma renda extra.
Aproveite as dicas, e nos conte aqui nos comentários como ficou a sua primeira roupa de couro e como foi a experiência de costurar para você mesma ou para presentear alguém.
A criatividade está dentro de você, e lembre-se que a prática leva a perfeição.
Até a próxima!