A malha é constituída por fios têxteis, que são tramados sempre na horizontal, na mesma direção, possui elasticidade superior em comparação ao tecido plano, sendo mais utilizadas em peças confortáveis e despojadas.
Quem não adora ter uma roupa de malha? Os segmentos que mais utilizam a malha são o vestuário esportivo e a moda praia, devido ao conforto e flexibilidade que ela proporciona.
Hoje em dia também encontramos moletons, calças jogger, camiseta e camisa polo de malha.
Curiosidades sobre roupas de malha
A roupa mais antiga de malha foi encontrada no Egito, datada do século 5 A.C.
Também foram encontradas roupas de malha no interior de túmulos dos Faraós, os quais utilizavam este tecido para agradar os deuses.
Sendo um dos mais antigos segmentos, a malharia surgiu entre os árabes e as tribos nômades, através da tecelagem da lã de seus rebanhos. Eles extraiam os fios e os trançavam manualmente e sem agulhas, apenas com tábuas e pinos.
Por muito tempo, a roupa de malha era apenas na cor branca e somente a partir do ano de 1920 a 1925, as cores passaram a ser usadas na alta costura, também apresentando variações dos fios e da composição destes.
A produção industrial de roupas de malha teve impulso a partir da primeira década do século XX, após o fim da revolução industrial.
Hoje em dia, a indústria têxtil utiliza os mais variados tipos de fibras na composição das roupas de malha, entre elas, algodão, poliéster, viscose, acrílico, nylon, até lycra.
Tipos de malha:
- Malha de algodão: bastante utilizada na indústria têxtil devido ao conforto que proporciona. Pode ser penteada e cardada. A penteada é mais macia. Já a cardada é mais áspera e mais barata.
- Malha dry fit: possui tecnologia que resulta em peças de alta absorção e secagem rápida, perfeita para quem pratica esporte. Apresenta ótima durabilidade.
- Malha PV: também conhecida como malha fria, possui viscose e poliéster na sua composição. É leve e não amassa muito.
- Malha Piquet: muito utilizada na confecção de camisas polo e pode apresentar duas composições diferentes, ou 50% algodão e 50% poliéster, ou 100% algodão.
- Malha helanca ou cacharrel: composta 100% em poliéster e é fácil para estampar.
Costurando roupa de malha passo a passo
Para costurar roupa de malha você vai precisar de:
- Tecido em malha
- Tesoura
- Linha poliéster/ linha poliamida ou fio de overloque
- Agulha ponta bola (costurar na máquina de costura)
- Máquina de costura / máquina overloque
- Agulha (costurar a mão)
Passo 1: encher a bobina normalmente, na própria máquina. Na agulha, usar a linha de poliéster.
Passo 2: usar o ponto zigue zague, pois ele oferece mais firmeza para a movimentação da elasticidade da malha. Caso for costurar malhas mais pesadas, colocar ponto reto em cada lado do zigue zague para reforçar.
Passo 3: para fazer o acabamento você pode usar agulha dupla, que imita a galoneira. Deixar o fio de poliamida na bobina da mesma maneira.
Importante não esticar a malha enquanto costura.
Se for costurar a mão você pode usar o ponto caseado, fazendo bem próximo um do outro ou se preferir, usar o ponto chuleio. Para fazer a bainha, utilize ponto invisível.
Estes vídeos podem te ajudar:
Dicas de cuidado de como costurar ou cuidar da sua roupa de malha
É necessário usar a agulha específica para malha ou costurar na máquina de overloque. Escolha bem o tecido, não deve ser muito fino, nem muito grosso, para dar um bom caimento no corpo. Se for muito fino o tecido vai ficar transparente quando você usar.
Cuidado ao lavar na máquina, use temperatura ambiente e sabão neutro. Nunca use alvejantes.
Como lucrar sabendo costurar roupa de malha
Costurar requer prática e muito treino, mas, se bem feito, pode render muito mais do que só dinheiro. A realização profissional é o que todos nós buscamos.
Para quem tem facilidade com trabalhos manuais, sempre se interessou pela possibilidade de costurar existe um nicho que está em crescimento e se você tiver já alguma habilidade com a costura você pode oferecer personalização individual.
O que está esperando? Comece a praticar, e logo estará fabricando lindas roupas de malha e muitas outras peças para você, sua família e até para uma renda extra. Aproveite as dicas, e nos conte aqui nos comentários como ficou a sua primeira roupa de malha e como foi à experiência de costurar para você mesma ou para presentear alguém.
A criatividade está dentro de você, e lembre-se que a prática leva a perfeição.
Até a próxima!