O tule é um tecido leve, de fios de seda, algodão ou materiais sintéticos como o nylon, muito finos e delicados. Possui um pouco de elasticidade e, dependendo de sua resistência, podem ser feitos bordados delicados. É muito utilizado em trajes de festa, de noivas e de balé, mas o seu uso na moda é muito diversificado.
Curiosidades sobre o tule
O tule surgiu em 1700, na cidade francesa de Tulle, que deu origem ao nome. É um dos tecidos mais versáteis que existem e no início era usado somente para fazer babados e forrar saias.
Em 1832, o tule ganhou força, com Marie Taglioni, bailarina que usou o tule em um tutu pela primeira vez, era uma saia longa, que ia até os tornozelos e composta de várias camadas de tule.
Em 1840, o tule virou notícia quando a rainha Victória usou um vestido de noiva com o tecido.
A despeito da sua origem francesa, foi com a criação de maquinários na Inglaterra que a produção do tule se popularizou. O tear de tule tinha o objetivo de imitar rendas e para isso o tecido ganhava bordado.
Com a invenção do tear de bobina, em 1808, foi possível à criação do tule como conhecemos atualmente. E com a produção do tule de bobina, tornou-o mais acessível, usando fios sintéticos.
O tule era usado em acabamento de chapéus, saias e bolsas de mão, passou a fazer parte em vestidos de noiva e de festa, principalmente nos séculos XIX e XX.
Desde aquela época, o tule ganhou cores, texturas e diversos usos, é um verdadeiro sucesso no mercado da moda.
Tipos de tule:
- Tule Sintético:a trama lembra uma colmeia de abelha e a estrutura mais encorpada trás um efeito luminoso a suas composições. É usado nas saias de ballet.
- Tule Ilusão: com fios finos, permitem mais leveza, fica perfeito para dar o efeito de segunda pele nos vestidos de festas. É o mais transparente dentre os tipos de tule.
- Tule Francês: oferece um efeito de brilho à roupa. Mesmo sendo fino, ele permite criar um efeito volumoso sem perder a transparência.
- Tule Americano: semelhante ao tule ilusão, mas com a diferença de oferecer resistência para bordados delicados. É ideal para o uso na confecção de diversos tipos de peças na moda feminina e infantil.
- Microtule: com a trama é feita com fios muito próximos, cria uma trama delicada. É utilizado tanto na confecção feminina como para fazer mosquiteiros, proporcionando mais conforto na hora de dormir.
Como costurar saia de tule passo a passo
Para costurar a saia de tule você vai precisar de:
- Tule (9 m para saia infantil até 6 anos/ 20 m para saia adulto)
- Linha
- Agulha nº 9
- Máquina de costura ou agulha
- Elástico (medir na cintura para saber a medida a ser usada)
Para saia costurada:
Passo 1: dobre o tule em 8 camadas ou menos (conforme desejar o volume), passar uma costura reta no cós, deixando 3 cm para colocar o elástico ( ou mais, dependendo da largura de elástico que utilizar). Costure as pontas do elástico. O comprimento da saia dependerá do seu gosto.
Passo 2: corte o tecido dobrado e passe o elástico pelo espaço deixado no cós da saia. Arrume o franzido e costure as partes laterais para fechar a saia. Você pode fazer a saia com um forro de cetim ou outro tecido e ficará uma linda saia para sair.
Para fazer a saia sem costurar:
Passo 1: meça o elástico na cintura da pessoa que for usar a saia e costure nas pontas. Corte o tule em faixas de 8 cm (ou se preferir maior ou menor), e dobre ao meio. O comprimento vai depender do seu gosto, como o tule será dobrado para fixar no elástico, se quiser uma saia com 30 cm, por exemplo, a faixa deverá ter 60 cm de comprimento.
Passo 2: pegue uma faixa por vez, passe pelo elástico e faça um nó, passando o tule por dentro do espaço que ficar(veja no vídeo abaixo).
E pronto, já tem a saia pronta! Se quiser pode fazer colorida, mais franzida, como preferir.
Estes vídeos podem te ajudar:
Dicas de como cuidar da saia de tule
O tule é um tecido bem leve e que deve ter alguns cuidados para que permaneça bonito por mais tempo.
Sempre lave a saia de tule á mão, com sabão neutro. Não torcer e nem pendurar com pregadores. Não passar a ferro.
Como lucrar sabendo costurar saia de tule
Costurar requer prática e muito treino, mas, se bem feito, pode render muito mais do que só dinheiro. A realização profissional é o que todos nós buscamos.
É preciso estar atento para saber qual o melhor momento de agir e qual é o melhor caminho a ser tomado. As saias de tule podem ser uma ótima opção para fantasias de Carnaval, Halloween, bailarinas ou mesmo para modelos de saias com tule, sem ser fantasia.
Para quem tem facilidade com trabalhos manuais, sempre se interessou pela possibilidade de costurar existe um nicho que está em crescimento e se você tiver já alguma habilidade com a costura você pode oferecer personalização individual.
O que está esperando? Comece a praticar, e logo estará fabricando lindas saias de tule para você, sua família e até para uma renda extra.
Aproveite as dicas, e nos conte aqui nos comentários como ficou a sua primeira saia de tule e como foi a experiência de costurar para você mesma ou para presentear alguém.
A criatividade está dentro de você, e lembre-se que a prática leva a perfeição.
Até a próxima!