A saia godê é típica dos anos 1950 e 1980 e, atualmente, é sinônimo de romantismo e feminilidade. É uma saia bem rodada e solta, que proporciona movimento ao visual, e marca bem a região da cintura. Recomendamos usar com blusas mais secas, pois é um tipo de saia que aumenta a região dos quadris.
Curiosidades sobre a saia
A saia é considerada uma das peças de roupa mais antigas do mundo, era feita com pele de animais e seu uso era para proteger o corpo, usada ao redor da cintura e tanto homens quanto mulheres a usavam.
Por volta de 3000 a.c. no Egito Antigo e Império Romano, é a época em que se tem o registro mais antigo do uso da saia. Era semelhante às saias atuais e as vestimentas para homens e mulheres neste período não tinham grandes diferenças.
As saias mais curtas eram utilizadas pelos homens enquanto as mulheres usavam as mais compridas. A partir do século XIV começou a ser considerada uma peça de uso mais feminino nas culturas ocidentais.
Na Europa, começou a ser acompanhada pelo uso do corpete, que acentuavam a cintura feminina e os modelos começaram a ser mais volumosos, com pregas e franzidos, tendo uma diferenciação evidente entre a vestimenta de mulheres e homens nestas culturas.
E as roupas eram usadas para diferenciar as classes sociais, os nobres usavam um tipo de tecido e os plebeus outro.
Já iniciando o século XX, a saia mais uma vez se transformou e ficou com menos volume. Coco Chanel, nos anos 20, apresenta modelos com comprimento acima dos tornozelos, sendo muito mais funcionais e menos volumosas.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve muita escassez de tecidos e as saias passaram a ter modelos mais simples e mais retos.
Após o final da guerra, o glamour e a feminilidade retornam, com a criação de modelos por Christian Dior, de saias evasê e godê. E já em 1960, a estilista Mary Quant apresenta pela primeira vez a minissaia, quebrando tabus da época e popularizando o modelo.
Desde então, a saia passou por várias transformações, ganhando comprimentos, volumes e formas muito variadas, tendo um modelo ideal para cada ocasião e gosto.
A saia godê pode ter três estilos diferentes:
- Saia de 1/4 de godê
- Saia de 1/2 godê
- Saia de círculo completo, também chamada de chapéu de sol.
Costurando saia godê passo a passo
Para fazer uma saia godê você vai precisar de:
- Fita métrica
- Tecido (do seu gosto) a medida vai depender de qual tipode godê você fará
- Alfinetes
- Tesoura
- Máquina de costura
- Giz para marcar o tecido
Passo 1: você precisa ter o molde da saia que irá fazer, de acordo com o tamanho do godê que será utilizado. No vídeo abaixo explica direitinho como fazer passo a passo.
Passo 2: após fazer o molde, posicionar sobre o tecido e marcar (dobrar o tecido de acordo com o godê que será feito, por exemplo, se for meio godê, dobrar o tecido ao meio uma vez). Corte o tecido.
Passo 3: corte o tecido para fazer o cós da saia, na medida da cintura de quem usará a saia. (como irá dobrar o tecido para fazer o cós, se tiver 10 cm, corte o tecido com medida de 20 cm). Costurar o cós na saia na máquina e costurar a lateral da saia, caso não seja godê de circulo completo. Pode colocar zíper, caso não coloque cós elástico.
Estes vídeos podem te ajudar:
Como lucrar sabendo costurar saia godê
Costurar requer prática e muito treino, mas, se bem feito, pode render muito mais do que só dinheiro. A realização profissional é o que todos nós buscamos.
Para quem tem facilidade com trabalhos manuais e sempre se interessou pela possibilidade de costurar existe um nicho que está em crescimento, e se você tiver já alguma habilidade com a costura você pode oferecer personalização individual.
O que está esperando? Comece a praticar, e logo estará costurando lindas saias godê para você, sua família e até para uma renda extra.
Aproveite as dicas, e nos conte aqui nos comentários como ficou a sua primeira saia godê e como foi à experiência de costurar para você mesma ou para presentear alguém.
A criatividade está dentro de você, e lembre-se que a prática leva a perfeição.
Até a próxima!