A máquina de costura é muito utilizada e veio para facilitar a vida de quem costura. Permitem costurar desde pequenos ajustes até fabricar variados tipos de roupas, itens para casa, itens de artesanato. Atualmente há máquinas que além de realizar a costura simples, fazem costuras mais elaboradas, a galoneira e o overloque.
Curiosidades sobre a máquina de costura
As pessoas costuram há mais de 30 mil anos! Antigamente, as roupas eram feitas para proteger do frio e as agulhas eram feitas de ossos de animais e marfim.
A agulha de ferro só foi inventada no século 14 e as máquinas de costura, muitos anos depois, no século 18. O primeiro modelo de máquina foi patenteado por Thomas Saint, em 1790, e fazia trabalhos em couro.
Em 1830, o alfaiate francês Barthelemy Thimonnier criou a primeira máquina de costura, após observar costureiras trabalhando e a sua máquina dava 200 pontos por minuto, enquanto as costureiras conseguiam fazer 30 pontos por minuto.
Mas, em 1841, muitos artesãos não ficaram contentes com o surgimento da máquina de costura, pois temiam perder os seus empregos e começaram a destruir oficinas e máquinas de costura dos alfaiates.
E em 1851, surge nos Estado Unidos a primeira máquina de costura com pedal, inventada por Isaac Singer, que dominou o mercado da costura rapidamente e criou a fábrica Singer.
Desde então, as máquinas evoluíram muito e estão presentes na vida de quem ama costurar, criando peças lindas e confortáveis.
Hoje em dia, as máquinas de costura domésticas modernas já fazem 1500 pontos por minuto e as industriais podem atingir os 7000 pontos por minuto.
E também há máquinas de costura modernas que já vêm com pontos de bordado embutidos, fazem decoração em tecidos e costuras com agulha dupla.
Costurando em máquina de costura antiga passo a passo
Costurar pode ser um ótimo passatempo e também uma ótima fonte de renda, mesmo na máquina antiga!
Passo 1: na máquina antiga possui um volante, e no meio dele há um botão onde se faz o destravamento para liberar o volante e encher a bobina. Você vai pegar a bobina, que fica no mesmo lugar que o da máquina nova, vai colocar a bobina no local específico e enche-la. Após encher a carretilha, coloque de volta no local.
Passo 2: também há o regulador de tamanho do ponto, do mínimo ao máximo e uma alavanca para fazer o retrocesso. Ajuste e verifique se é o ponto ideal para a sua costura.
Passo 3: ajuste o tensor do ponto, que fica na ponta da máquina, levante o calcador e coloque a agulha.
Passo 4: com a carretilha cheia e posicionada e travada, coloque a linha de cima no pino acima da máquina, passe pelo tensor, com o calcador levantado e encaixe na mola de tensão, após no estica fio e nos 2 guias até chegar na agulha, passando então a linha do lado de dentro para o lado de fora da máquina.
Passo 5: dar uma laçada manualmente para puxar a linha da carretilha e junte com a linha da agulha, puxe para trás e inicie a costura. O retrocesso é feito levantando a alavanca. Agora é só costurar!
Estes vídeos podem te ajudar:
Como lucrar costurando na máquina antiga
Costurar significa criar. Use todas nossas dicas para começar a fazer e vender peças costuradas na máquina antiga. Ela costura muito bem todos os tipos de tecido, finos ou grossos, além de ser ter um custo bem menor e você ainda pode economizar energia elétrica, se costurar usando o pedal e não o motor.
Use as redes sociais para verificar a tendência e qual a melhor opção para você começar a produzir. Divulgue o seu trabalho nas redes sociais e faça uma clientela. Porque não?
Não é impossível, basta apenas pegar um pouco de prática para que com o tempo você consiga fazer tudo com uma enorme facilidade.
O que está esperando para começar a praticar? Logo estará conseguindo costurar na máquina antiga roupa dos filhos, marido e até da vizinhança. Com essas dicas, invista em você e faça suas próprias roupas e até para revender.
Aproveite nossas dicas e nos conte aqui embaixo o que você achou e como você se saiu. Esperamos por você!
Até a próxima!